Danilo Cabral discursa sobre tentativa de criminalização dos programas sociais

Danilo Cabral discursa sobre tentativa
de criminalização dos programas sociais

Para o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), há um debate sobre os benefícios e eficácia das políticas públicas no Brasil, estimulada pelo discurso da necessidade de reduzir os gastos do Governo Federal. O parlamentar afirma que os programas sociais vêm sendo alvo de denúncias de irregularidades que levam à arriscada associação dos malfeitos apontados com a natureza dos programas. "Essa confusão entre gastos sociais e gastos públicos, nem sempre maldosa, não raro, promove condenações apressadas de programas sociais, como se eles estivessem na raiz das causas da desaceleração econômica".

Em discurso nesta quarta-feira (15), no Plenário da Câmara dos Deputados, Danilo disse que a recuperação do crescimento econômico do País não deve passar pela tentativa de lançar desconfiança sobre os programas sociais. "Eles já estão integrados à nossa trajetória recente de promoção e da proteção dos cidadãos em situação de vulnerabilidade", destacou. Ele elencou alguns avanços, no País, decorrentes dos programas sociais, como a redução da mortalidade infantil e a saída de mais de 35 milhões de brasileiros da miséria.

"A argumentação dos que defendem um rápido equacionamento das dificuldades fiscais decorrentes da baixa atividade econômica converge para tal rigidez dos gastos, muitos deles assentados na Constituição Federal, a exemplo das vinculações dos recursos destinados à saúde e à educação", acrescentou Danilo.

Além da questão financeira, essa desconfiança, segundo o parlamentar, pode ser atribuída às descobertas de irregularidades nos programas sociais. A Polícia Federal desarticulou um esquema de fraude no Minha Casa, Minha Vida. O Ministério Público, também em abril, identificou irregularidades no Bolsa Família. Já o Tribunal de Contas da União divulgou relatório revelando também irregularidades no programa de reforma agrária.

O deputado defende que, uma vez identificadas as irregularidades, elas precisam ser analisadas para eliminação das imprecisões e brechas e substituição por regras e exigências mais eficientes. "As denúncias são graves e devem gerar as consequências devidas na identificação de responsabilidades e aplicação das penalidades previstas em lei, mas não devem municiar qualquer tentativa de desmonte dos programas sociais", frisou. 

Foto: Chico Ferreira

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem