"Não pode haver retrocessos nas metas do PNE",
defende Danilo Cabral

Em pronunciamento na Câmara Federal nesta terça-feira (21), o deputado Danilo Cabral (PSB) destacou os dois anos de implantação do Plano Nacional de Educação (PNE) e defendeu que não haja retrocesso nas 20 metas estabelecidas. Entre elas, estão a permanência de crianças e jovens na escola, a valorização dos professores, a educação inclusiva e o fim do analfabetismo. Além disso, o PNE determina a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor.
"Esta foi uma das metas mais acertadas, pois ela garante a destinação direta sem nenhuma interferência econômica ou política", afirmou Danilo Cabral. Esses recursos são garantidos por fontes de financiamento como os recursos da exploração de petróleo e gás natural. "É de nossa responsabilidade garantir que não haja nenhum retrocesso nas metas impostas pelo PNE. Mesmo em épocas de dificuldades, não podemos permitir qualquer alteração que venha a atrapalhar a aplicação de um Plano que foi construído e é fruto do trabalho da coletividade, da contribuição de honrosos profissionais", discursou.
O parlamentar reconhece o desafio existente para a aplicação de recursos suficientes para o alcance dos objetivos do Plano, especialmente nesse período de crise que o País atravessa. "O PNE é de todos, está acima de qualquer dificuldade que o Brasil possa enfrentar. Garantir uma educação de qualidade, inclusiva, é garantir que o País tenha um futuro com cidadãos civilizados e comprometidos com os seus próprios deveres", finalizou.
Danilo Cabral retorna ainda hoje ao Recife para os festejos juninos. A Câmara dos Deputados trabalha, nesta semana, em regime especial para atender os parlamentares do Nordeste, onde o São João é comemorado. O deputado passará o período no Agreste do Estado.